Conteúdos

A endometriose causa infertilidade?

Atualização: 28/07/2022 | Endometriose

A endometriose causa infertilidade?

Uma das perguntas mais comuns quando falamos sobre esse assunto é se a endometriose causa infertilidade. Mas, antes de responder, é importante entender melhor sobre essa doença e seu impacto na vida das mulheres.

endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina. De acordo com o Ministério da Saúde, isso ocorre por causa de uma inflamação provocada pelas células do endométrio.

Essa doença pode ser definida em três diferentes tipos. São eles:

Contudo, independente do tipo, a endometriose causa um grande impacto na vida da mulher, tanto físico como psicológico.

Segundo dados da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) no Manual de Endometriose, a prevalência da doença atinge cerca de 10% das mulheres em idade fértil.

Esse quadro é uma preocupação para a saúde pública, afinal, 1 a cada 10 mulheres irá apresentar os sintomas da doença — muitas delas sem nem ao menos saber sobre a existência da mesma.

Principais sintomas da endometriose

No geral, a endometriose é uma doença subdiagnosticada e bastante dolorosa. A mulher, em muitos casos, desconhece que tem a doença e sofre com as dores que ela causa, considerando-as normais, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.

De acordo com a Febrasgo, a estimativa de tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico definitivo de endometriose pode levar até 7 anos. Por isso, crescem cada vez mais as campanhas de conscientização com o objetivo de prevenir e diagnosticar essa doença.

Alguns sinais ajudam a mulher e os ginecologistas a suspeitarem de endometriose, mas são facilmente confundidos com outras doenças ginecológicas. São eles:

  • cólicas menstruais mais intensas que o habitual;

  • dor pélvica/abdominal durante as relações sexuais;

  • alterações intestinais e urinárias, além de dor durante a menstruação;

  • dificuldade para engravidar.

Esses são alguns dos sintomas mais comuns da doença. Portanto, é verdade que a endometriose causa infertilidade. Saiba mais a seguir.

Endometriose e infertilidade: qual a relação?

Ministério da Saúde afirma que a infertilidade é um aspecto bastante recorrente nos casos de endometriose, apresentando-se em cerca de 40% das mulheres.

endometriose pode causar infertilidade de três formas.

A primeira causa de infertilidade está ligada ao processo inflamatório que afeta a anatomia das tubas uterinas (ou as trompas).

Isso ocorre porque a inflamação forma uma ligação entre o peritônio (membrana do corpo que reveste o interior do abdômen) e  outros órgãos pélvicos. Esse processo pode causar uma obstrução nas tubas uterinas, fazendo com que sua mobilidade fique  reduzida, o que pode dificultar ou impedir a fecundação.

As outras duas formas ocorrem pela presença dos focos de endometriose na pelve, ou nos ovários formando os endometriomas. O processo inflamatório típico da doença pode piorar a qualidade dos óvulos, ou ainda, mudar o funcionamento do endométrio dentro do útero, tornando essas células pouco receptivas ao embrião. Esses são os principais efeitos da doença que explicam o quadro de infertilidade.

Tenha em mente que nem todas as mulheres portadores de endometriose vão ter esse problema. Cada caso é diferente e muitas podem engravidar sem nenhuma dificuldade. De todo o modo, se a mulher for diagnosticada precocemente e passar pelo tratamento adequado para endometriose, é possível prevenir a infertilidade.

Cabe ao médico especializado fazer a avaliação da história da paciente, considerando todas as suas queixas e solicitando os exames ginecológicos necessários. Dessa forma, o profissional pode ver como estão as condições do útero, ovários e tubas.

Em alguns casos, o procedimento cirúrgico pode ser necessário, a fim de confirmar o diagnóstico definitivo de endometriose.

O tratamento da infertilidade na mulher com endometriose por ser realizado por meio de fertilização in vitro ou cirurgia para remoção das lesões. A escolha vai depender de características individuais de cada casal.

Portanto, se você está tendo alguns dos sintomas causados pela endometriose, o ideal é buscar ajuda especializada o quanto antes.

Gostou do artigo? Espero que tenha entendido como a endometriose causa infertilidade. Quer ler mais assuntos relacionados? Acesse o blog e me siga no Instagram para ficar por dentro de todos os conteúdos, curiosidades, dicas e novidades!

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023