Conteúdos

Endometriose: como descobrir a doença?

Atualização: 20/02/2023 | Endometriose

Endometriose: como descobrir a doença?

Como descobrir a endometriose ainda é uma das perguntas mais frequentes entre a população feminina. Uma vez que, essa é uma doença que têm, geralmente, um diagnóstico tardio.

Definida como um problema que ainda afeta milhares de mulheres em idade reprodutiva, a endometriose é caracterizada pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina.

O problema ocorre devido à inflamação causada pelas células endometriais, responsáveis ​​pelo revestimento do útero. Durante a menstruação, em vez de serem totalmente eliminadas, elas se deslocam para outras áreas do corpo, como a cavidade abdominal, ovários, intestinos, bexiga e apêndice, onde se instalam e proliferam.

endometriose é uma doença ginecológica que, segundo o Ministério da Saúde, não possui causa completamente  estabelecida. Em vista disso, você sabe como descobrir a endometriose?

Diagnóstico: como descobrir a endometriose?

Antes de descobrir como a endometriose de fato acontece, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas da doença, embora para muitas mulheres ela seja assintomática.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a endometriose pode apresentar algumas manifestações clínicas.

Entre essas manifestações, destacam-se:

  • Dor pélvica;

  • Cólica menstrual intensa;

  • Dor nas relações sexuais;

  • Alterações intestinais e urinárias;

  • Distúrbios do sono e

  • Infertilidade.

Esses sinais e sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças ginecológicas, dificultando o diagnóstico da endometriose. A FEBRASGO ainda aponta que a média estimada do tempo para o diagnóstico definitivo da doença pode ser de até 7 anos.

Portanto, é fundamental que a mulher se consulte anualmente com um ginecologista, principalmente em casos de suspeita da doença. Nesse momento, é muito importante buscar ajuda especializada para confirmação e tratamentos necessários de acordo com o quadro clínico.

Exames essenciais para o diagnóstico

Diante da suspeita de endometriose, o ginecologista percorre algumas etapas a fim de confirmar o diagnóstico. Entre elas, a anamnese – definida como análise de todos os sinais e sintomas narrados pelo paciente, assim como histórico clínico.

De modo geral, a avaliação clínica junto ao exame físico consegue trazer à tona o diagnóstico. Contudo, esses exames são mais específicos e não conseguem sempre identificar a presença da focos em outras partes do corpo, assim como do endometrioma, cistos com endometriose que podem atingir o ovário.

Através das suspeitas confirmadas, o profissional pode solicitar exames mais complexos para a confirmação do diagnóstico, entre eles:

Tratamento da endometriose

É possível tratar a endometriose de duas formas diferentes, uma delas consiste no tratamento farmacológico, eficaz no controle da dor pélvica, sendo a melhor opção na ausência de indicações cirúrgicas.

Já o outro método é o tratamento cirúrgico, que deve ser oferecido a todas as pacientes cujo tratamento farmacológico for ineficaz ou contraindicado. Quer entender melhor sobre eles?

Tratamento farmacológico

Nesse tratamento, o principal objetivo é aliviar os sintomas, ou seja, as dores, além de garantir uma melhora da qualidade de vida. Nesse tipo de tratamento, não se espera que haja uma diminuição das lesões, assim como a cura da doença, apenas o controle do quadro clínico.

São utilizados medicamentos anti-inflamatórios e reguladores hormonais como pílulas, adesivos, injeções anticoncepcionais ou uso do DIU hormonal. Além disso, alguns tipos de terapias complementares para pacientes sintomáticos podem ser indicadas pelo profissional, como acupuntura e até mesmo fisioterapia.

Tratamento cirúrgico

Aqui, o objetivo é remover completamente todos os focos de endometriose, tornando possível a restauração da anatomia e preservação da função reprodutiva da paciente.

No tratamento cirúrgico, o procedimento mais indicado é a videolaparoscopia, também conhecida como laparoscopia. É uma técnica muito importante tanto para o diagnóstico da endometriose, quanto para o tratamento.

videolaparoscopia é técnica minimamente invasiva que permite remover os focos de endometriose, uma técnica chamada excisional. Por isso, costuma ser um dos tratamentos cirúrgicos mais indicados pelos profissionais da área.

endometriose é uma doença crônica e precisa ser abordada como tal, portanto, é fundamental todo um acompanhamento durante a vida reprodutiva da mulher mesmo depois da menopausa.

Entendido que nenhum tipo de dor é normal, então, se está sentindo cólicas intensas, não trate a situação como algo corriqueiro. Caso esteja sentindo qualquer sintoma diferente do habitual, é fundamental buscar ajuda médica especializada.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como descobrir a endometriose e assuntos associados a reprodução, infertilidade e endométrio? Fique por dentro dos conteúdos publicados no blog do Prof. Dr. Alexander Kopelman.

Aproveite e siga sua página no Instagram, assim você não perde nenhuma atualização e fica por dentro das novidades em primeira mão.

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023