Procedimentos

Cirurgia robótica

cirurgia robótica é uma ótima opção para tratar a endometriose. Essa prática cirúrgica minimamente invasiva consiste no uso do robô como uma ferramenta para o cirurgião realizar o procedimento com mais facilidade e precisão.

endometriose é uma doença que afeta mulheres em idade reprodutiva e é caracterizada pela presença de fragmentos do endométrio fora do útero. A mulher com endometriose pode apresentar uma série de sintomas, como:

  • dor pélvica;

  • cólicas menstruais intensas;

  • dores durante as relações sexuais;

  • sangramento menstrual anormal;

  • outros.

Em alguns casos, os sintomas causados pela doença só podem ser tratados por meio da cirurgia para endometriose (link para o artigo). É durante o procedimento que são retirados todos os focos de endometriose, enquanto o cirurgião restaura a anatomia e função dos órgãos.

Portanto, a cirurgia robótica para endometriose é mais uma técnica assertiva para o tratamento da doença, visto que também alcança regiões que, no método tradicional, são de difícil acesso.

Como é realizada a cirurgia robótica para endometriose

Nessa cirurgia, o médico realiza o procedimento por meio de uma mesa de controle que conta com controle, binóculo e pedais.

Por ali, ele comanda um robô cirúrgico que dispõe de quatro braços. Um deles tem uma câmera, que guia o profissional durante toda a cirurgia. Os outros braços ficam segurando os instrumentos cirúrgicos, como: pinças, tesouras e bisturi.

Cirurgia robótica
Imagem de representação de cirurgia robótica.

É importante destacar que toda  movimentação feita pelo robô é guiada pelo médico. Sendo assim, o auxílio de um robô cirúrgico elimina possíveis tremores e possibilita movimentos mais precisos que a mão humana.

Por ser um método caracterizado por pequenas incisões no abdome da paciente, com sangramento reduzido e cicatrização mais rápida e eficiente, a cirurgia robótica se assemelha muito a videolaparoscopia.

O fato de que na cirurgia robótica o profissional é assistido por um robô se torna a principal diferença entre esses procedimentos. Mas ambas as técnicas garantem inúmeros benefícios para a paciente em relação à cirurgia aberta, como menor desconforto no pós-operatório.

Além disso, os dois procedimentos usam uma imagem em tempo real do local afetado para que o cirurgião possa alcançar as partes de difícil acesso com maior precisão.

Quando a cirurgia robótica é indicada em casos de endometriose?

cirurgia para endometriose só deve ser indicada em casos em que o tratamento clínico foi ineficaz ou contraindicado por algum motivo específico, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

cirurgia robótica costuma ser indicada em casos onde os procedimentos cirúrgicos que exigem mais atenção a determinados detalhes. Ou seja, é proposta para cirurgias mais complexas.

cirurgia robótica para endometriose entrega maior segurança e precisão, uma vez que os movimentos mais bruscos ou tremores das mãos do cirurgião deixam de existir.

Essa estabilidade promovida pela cirurgia robótica favorece intervenções mais precisas, ajudando na preservação de nervos que poderiam ser danificados, como nas cirurgias mais extensas de endometriose.

No geral, o ideal é conversar com o ginecologista para saber se o seu quadro necessita de um tratamento via cirurgia robótica. Além dos casos de tratamento clínico ineficaz e contraindicação, é importante analisar o grau da doença, assim como seu tamanho e localização, para receber a indicação da cirurgia robótica.

Tudo vai depender das necessidades da paciente e da abordagem médica para o seu caso.

Gostou do artigo? Quer ler mais sobre a endometriose e seus tratamentos? Então acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos sobre o tema! Aproveite para me seguir no Instagram e não perca nenhuma das curiosidades, informações e novidades.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023

A Clínica

Localização: Clínica Evince

Rua Machado Bittencourt, 361, cj 1108
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP: 04044-905

Entre em contato para realizar o agendamento de consultas:

11 3791-8180

11 91866-2600

De segunda a quinta, das 9h às 19h Sexta, das 08h às 17h