Procedimentos

Cirurgia videolaparoscópica

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a cirurgia videolaparoscópica é uma opção oferecida às pacientes em casos em que o tratamento clínico para endometriose é contraindicado ou ineficaz.

O objetivo principal da cirurgia para endometriose é remover completamente todos os focos de endometriose. Dessa forma, a anatomia dos órgãos reprodutivos é restaurada, assim como a preservação das suas funções.

Essa cirurgia é realizada com frequência por meio de uma videolaparoscopia. Saiba mais sobre essa técnica a seguir.

Como é realizada a videolaparoscopia?

A cirurgia videolaparoscópica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo indicado por muitos ginecologistas para mulheres que sofrem com a endometriose. O objetivo da cirurgia por videolaparoscopia é corrigir os tecidos danificados pela doença, assim como removê-los completamente, assim como extrair os foco de endométrio que se encontram implantados.

Esse procedimento é feito por meio de pequenas incisões na região abdominal, geralmente quatro. Uma delas é no umbigo, por onde será inserido um aparelho com câmera que auxiliará o médico durante toda a cirurgia.

Mesmo sendo uma cirurgia pouco invasiva, ela deve ser realizada em ambiente hospitalar sob uso da anestesia geral apenas ou associada à raquidiana. A associação dessas formas prolonga o tempo para realizar a anestesia, mas promove um período maior de analgesia no pós operatório.

A duração da videolaparoscopia vai depender muito do tipo, tamanho e localização da endometriose. Geralmente, em casos mais leves, a cirurgia pode durar aproximadamente uma hora e meia. Mas em casos de endometriose profunda, o tempo pode chegar a até cinco horas de procedimento cirúrgico.

O que esperar da cirurgia para endometriose?

laparoscópica por vídeo é uma ótima forma para executar os procedimentos simples ou os mais complexos, pois permite visão muito ampliada e em alta definição auxiliando o cirurgião a observar todos os focos de endometriose durante a cirurgia.

Por esse motivo, a videolaparoscopia é um dos tratamentos mais indicados para a endometriose, uma vez que a identificação de todos os focos é condição indispensável para que seja possível a remoção de todas as lesões da endometriose.

Além disso, essa técnica pode oferecer alguns benefícios, como:

  • recuperação mais rápida;

  • menos dor no pós-operatório;

  • risco reduzido de infecção;

  • menor permanência hospitalar;

  • melhores resultados estéticos;

  • retorno mais rápido às atividades rotineiras.

A maioria das pacientes que passam pela cirurgia para endometriose visa a possibilidade de engravidar no futuro. No que diz respeito aos desejos da mulher referente aos problemas com a infertilidade, a videolaparoscopia pode beneficiar essas pacientes.

Segundo a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, o tratamento cirúrgico por videolaparoscopia é uma ótima opção para restabelecer a anatomia e funcionamento dos órgãos reprodutores nos casos de infertilidade relacionados à endometriose.

Sobre a endometriose

endometriose é uma doença ginecológica definida como uma inflamação causada pelos tecidos que revestem o útero, conhecidos como células do endométrio. Isso ocorre porque o tecido endometrial se encontra localizado fora da cavidade uterina, o que ocasiona esse processo inflamatório.

Para diagnosticar a doença, é necessário estar atento aos sintomas, uma vez que eles podem ser facilmente confundidos com outras doenças ginecológicas. Portanto, na presença de cólicas menstruais mais fortes do que o normal, progressiva, dor na relação sexual e até mesmo dificuldade para engravidar, é fundamental buscar ajuda médica.

Tenha em mente que a endometriose causa infertilidade, portanto um diagnóstico precoce, junto ao tratamento adequado são fundamentais para prevenir esse problema. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha para o tratamento da endometriose vai depender de alguns critérios como:

  • gravidade dos sintomas;

  • extensão e localização da doença;

  • desejo de gravidez;

  • idade da paciente;

  • taxas de complicações cirúrgicas;

  • custos.

A partir disso, é possível conversar com o médico e optar pela melhor forma de tratamento, que pode ser medicamentoso, cirúrgico ou, dependendo dos casos, uma combinação dos dois.

Quem precisa realizar cirurgia videolaparoscópica em São Paulo (SP),pode contar comigo. Atendo pacientes com endometriose desde 2005, realizando esse e outros procedimentos com o intuito de devolver a qualidade de vida às mulheres acometidas por essa doença inflamatória.

Espero que o conteúdo tenha sido esclarecedor. Mas, em caso de dúvidas, entre em contato pelo site ou por telefone (11) 5052-1000 e (11) 5082-2911. Estou à disposição!

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023

A Clínica

Localização: Clínica Evince

Rua Machado Bittencourt, 361, cj 1108
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP: 04044-905

Entre em contato para realizar o agendamento de consultas:

11 3791-8180

11 91866-2600

De segunda a quinta, das 9h às 19h Sexta, das 08h às 17h