Conteúdos

Quais são os tratamentos para endometriose?

Atualização: 28/04/2023 | Endometriose

Quais são os tratamentos para endometriose?

 No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais tratamentos para endometriose.

Capaz de atingir mulheres em idade reprodutiva, a endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 180 milhões de mulheres sofrem com a endometriose no mundo.

Embora seja uma doença bastante comum, a endometriose ainda é desconhecida por muitas mulheres, uma vez que seus sintomas também podem ser semelhantes a outras doenças ginecológicas. Por isso, é normal haver uma demora na procura por ajuda médica especializada.

As principais manifestações clínicas da doença podem ser:

  • dor pélvica;
  • cólica menstrual intensa;
  • dor durante as relações sexuais;
  • alterações intestinais;
  • distúrbios do sono e
  • dificuldade em engravidar.

Embora esses sintomas atinjam a maioria das mulheres afetadas, cerca de 2% a 22% das mulheres podem ser assintomáticas, o que exige ainda mais atenção para esses casos de endometriose.

Para que o diagnóstico da endometriose seja feito, um exame clínico ginecológico é o primeiro passo, podendo depois ser confirmado a partir de exames laboratoriais e de imagem. Após o diagnóstico confirmado, é momento de pensar no tratamento.

Tratamentos para endometriose

Existem algumas opções de tratamento disponíveis para mulheres que sofrem de endometriose, desde tratamentos medicamentosos até cirurgias. Contudo, é importante destacar que o tratamento deve ser sempre individualizado, levando em consideração os sintomas da paciente e os locais atingidos.

Outro fator que deve ser considerado, é o impacto da doença na qualidade de vida dessas pacientes. Só após discutir esses fatores é que o médico pode determinar a melhor forma de tratamento para endometriose.

Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Associados ao controle da dor, os analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno, podem ser prescritos para o tratamento da endometriose. Esses medicamentos servem para reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor causada pela doença.

Contudo, antes de tomar qualquer remédio, é fundamental consultar com um médico especializado e confirmar se o tratamento por medicamentos AINEs é a melhor opção para o seu quadro. Caso contrário, o uso excessivo desses remédios, podem causar prejuízos à saúde.

Terapia hormonal

Indicados nos casos iniciais de endometriose, a terapia hormonal, ou hormonoterapia, é uma opção de tratamento que visa bloquear a menstruação. Existem vários tipos de terapias disponíveis, podendo incluir pílulas anticoncepcionais combinadas, progestágenos e agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).

Tenha em mente que a duração da hormonoterapia varia de acordo com a resposta do organismo de cada paciente. Contudo, é importante considerar se a paciente cumpriu com os procedimentos recomendados e se os sintomas pioraram ou diminuíram.

Videolaparoscopia

Procedimento cirúrgico minimamente invasivo, a videolaparoscopia é frequentemente utilizada para diagnosticar e tratar a endometriose. É um procedimento que permite ao cirurgião visualizar o interior do abdômen e pelve por meio de um laparoscópio, um tubo fino e iluminado com uma câmera na ponta.

No geral, o principal objetivo da cirurgia é remover, completamente, todos os focos de endometriose, permitindo restaurar a anatomia e preservar a função reprodutiva da mulher. O tratamento cirúrgico costuma ser indicado em três situações específicas, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), sendo elas:

  1. quando a paciente apresenta um quadro de endometriose que compromete o funcionamento do intestino e/ou as vias urinárias;
  2. quando a paciente não apresenta um quadro tão grave, mas mesmo com o tratamento com medicamentos, ela continua sentindo muita dor;
  3. quando a paciente não apresenta um quadro grave e nem dor, mas que está com dificuldade para engravidar.

endometriose é uma doença complexa, que necessita de acompanhamento médico para definir a melhor forma de tratamento para cada pessoa. Por isso, é importante buscar um médico especialista em ginecologia e obstetrícia, capaz de oferecer todos os tratamentos para endometriose.

Se você chegou até aqui e acha que pode estar sofrendo com endometriose ou já foi diagnosticada com a doença, marque uma consulta com o Dr. Alexander Kopelman, especialista altamente experiente, em tratar mulheres com endometriose desde 2005. Entre em contato com a equipe e faça uma avaliação.

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023