Conteúdos

Quem tem endometriose pode engravidar?

Atualização: 22/08/2022 | Congelamento, Endometriose, Infertilidade, Tratamentos

Quem tem endometriose pode engravidar?

Por ser uma doença ginecológica que afeta as mulheres em idade reprodutiva, é muito comum ver pessoas questionarem se quem tem endometriose pode engravidar.

endometriose ocorre devido a uma inflamação causada pelas células do endométrio, conhecidas por envolverem o útero. Portanto, mulheres com endometriose apresentam o tecido endometrial para fora da cavidade uterina, sendo a situação responsável por esse processo inflamatório.

Estima-se que 10% a 12% das mulheres em idade reprodutiva desenvolvam a doença, cujo os principais sintomas são as dores durante o período menstrual ou durante as relações sexuais. Algumas mulheres podem desenvolver a endometriose assintomática, ou seja, sem sintomas, mas ainda assim, podem apresentam dificuldade para engravidar.

Em vista disso, é possível dizer que a endometriose é uma das causas da infertilidade, o que torna o diagnóstico precoce da doença muito importante.

Relação entre endometriose e fertilidade

fertilidade é definida como a capacidade de uma pessoa em se reproduzir, ou seja, engravidar com mais naturalidade.

Para que a fecundação ocorra, é extremamente necessário que a mulher tenha um óvulo maduro e de boa qualidade, assim como os homens precisam ter espermatozoides com quantidade, mobilidade e formas normais. Se tudo estiver normal, pelo menos um espermatozoide irá penetrar no óvulo.

Quando a mulher tem endometriose, a anatomia do aparelho reprodutor feminino é alterada, ou seja, a aderência do tecido endometrial pode mover o útero e danificar as tubas, fazendo com que o espermatozoide não chegue ao óvulo.

Segundo dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, cerca de 40% das pacientes com endometriose apresentam problemas para engravidar, principalmente quando a doença não é diagnosticada precocemente, uma vez que acomete as trompas, órgão que conduz o óvulo fecundado até o útero.

Contudo, isso não quer dizer que a mulher com endometriose não terá filhos, porque sim, quem tem endometriose pode engravidar, mas é importante frisar que tudo dependerá de inúmeros fatores, já que cada mulher pode apresentar um quadro diferente.

Com o tratamento adequado, é possível que a mulher mantenha a doença controlada, aliviando a dor pélvica e cuidando da fertilidade. 

Qual tratamento a pessoa com endometriose deve fazer para poder engravidar?

Existem várias formas de tratamento para endometriose, mas a escolha do procedimento ideal deve considerar alguns fatores relacionados à paciente, como a idade, extensão da doença, intensidade dos sintomas e, em especial, o desejo de engravidar ou não.

A cirurgia para a endometriose é uma opção muito eficaz para o tratamento, uma vez que permite remover completamente todos os focos de endometriose e restaurar a anatomia dos órgãos reprodutivos, permitindo uma gravidez natural.

Contudo, é importante frisar que em determinados casos, a doença leva à formação de muitas aderências, o que acaba provocando uma alteração significativa nos órgãos reprodutivos, e nessas condições só a cirurgia poderá não resolver.

Em situações como essa, o recomendado é realizar uma FIV, ou então, associar a cirurgia com os tratamentos de reprodução assistida, a fim de ajudar as mulheres com endometriose, que estejam apresentando sinais de infertilidade, a realizar o desejo de ter filhos.

De todo modo, as mulheres que desejam ter filhos no futuro, precisam ser acompanhadas por especialistas para que a doença não piore ou avance.

Gostou do artigo? Quer ler mais materiais como esse? Acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos sobre endometriose e reprodução feminina. Aproveite também para me seguir no Instagram, assim você não perde nenhuma postagem!

Até a próxima leitura!

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023