Conteúdos

Sintomas de endometriose no intestino

Atualização: 19/12/2022 | Endometriose

Sintomas de endometriose no intestino

Então a endometriose pode atingir o intestino? De acordo com um artigo publicado no The JAMA Network, aproximadamente 20% das mulheres com endometriose, podem apresentar um acometimento intestinal.

endometriose intestinal acontece quando o tecido que envolve a parte interna do útero, o endométrio, se desenvolve nas paredes de alguma porção do intestino, sendo o reto o local mais atingido. Os sintomas de endometriose no intestino vão de dores abdominais intensas a alteração dos hábitos intestinais e dor para evacuar, principalmente durante o período da menstruação.

Além disso, a endometriose intestinal pode ser encontrada em vários casos de mulheres com endometriose profunda, quando os focos da doença se aprofunda a pelo menos 5 mm na pelve. Na grande maioria dos casos de endometriose intestinal, as pacientes podem apresentar sintomas mais específicos.

Preparamos esse artigo para que você entenda como a endometriose intestinal ocorre, assim como os sintomas, diagnóstico e o tratamento dessa doença que atinge milhares de mulheres.

Quais são os sintomas de endometriose no intestino?

Segundo o Ministério da Saúde, as cólicas menstruais são muito comuns durante o período da menstruação, no entanto, em alguns casos, a dor intensa pode ser um alerta do corpo sobre a saúde da mulher.

Em mulheres com endometriose, seja ela qual for, as dores são muito intensas. Isso causa diversos impactos, prejudicando a disposição física e mental, fazendo com que esse período seja um grande obstáculo.

Os sintomas de endometriose no intestino podem ser um pouco mais específicos, dentre eles destacam-se:

  • Dor para evacuar durante o período menstrual;
  • Dor no abdômen durante as relações sexuais;
  • Diarreia ou constipação na menstruação;
  • Sensação de evacuação incompleta e
  • Sangramento pelas fezes no período menstrual.

É possível ainda observar outros sintomas, uma vez que a maioria das mulheres com endometriose apresentam lesões em outros locais da pelve. Cólica menstrual forte, dores durante a relação sexual ou para urinar (no período menstrual),insônia e até mesmo fadiga crônica, podem ser vistos em pacientes com endometriose intestinal.

Como é feito o diagnóstico?

De modo geral, o diagnóstico da endometriose é feito por meio de uma consulta clínica, a partir dos relatos dos sintomas da paciente junto ao exame ginecológico. Muitas vezes essa etapa já é suficiente.

Contudo, no caso da endometriose no intestino, além do exame físico, é necessário a realização de alguns exames de imagem para delimitar exatamente os locais atingidos pela doença.

O ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética, são os principais exames de imagem para detectar a doença, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

É importante destacar que esses exames ajudam o especialista a visualizar não só o tecido endometrial aderido ao intestino, assim como as áreas próximas para identificar se há mais algum tecido prejudicado.

Tratamento da endometriose intestinal

Entre os tratamentos existentes para a endometriose, há o uso de medicamentos hormonais (medicações com efeito antiestrogênico),que produz resultados são satisfatórios em cerca de 60% das mulheres.

cirurgia para remoção da endometriose é o procedimento mais indicado quando os sintomas não melhoram com medicamentos. Essa é uma técnica minimamente invasiva, chamada de videolaparoscopia ou videolaparoscopia robótica, que nada mais é do que um procedimento minimamente invasivo que permite a retirada das lesões e dos tecidos danificados pela doença, corrigindo as anomalias e garantindo o alívio dos sintomas.

Outra indicação de tratamento cirúrgico da endometriose intestinal são os raros casos de obstrução do intestino.

Além de recuperar o tecido do intestino, essa é uma cirurgia capaz de restabelecer tanto a anatomia quanto o funcionamento dos órgãos reprodutores, principalmente em casos de infertilidade. Para alguns casais a melhor opção é a fertilização in vitro, realizada com cuidados específicos para a endometriose.

Se você apresenta algum desses sintomas, não deixe de buscar ajuda médica.

Aproveite também para seguir o doutor Alexander Kopelman em sua página no Instagram, dessa forma, você não perde nenhuma atualização e fica por dentro de novidades, dicas e curiosidades sobre endometriose e reprodução humana.

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023