Conteúdos

Tudo sobre a cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino

Atualização: 19/06/2023 | Cirurgia ginecológica

Tudo sobre a cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino

cirurgia para tratamento da endometriose com retirada de parte do intestino é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do tecido endometrial que cresce na parede intestinal. No artigo de hoje, vamos entender um pouco sobre a endometriose intestinal, seu tratamento cirúrgico e quando ele é indicado.

Endometriose intestinal

endometriose é uma doença crônica e debilitante que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Existem vários tipos de endometriose e um deles é a endometriose intestinal, que afeta o trato intestinal, onde as células do tecido endometrial crescem fora do útero, mais precisamente no intestino.

Essa condição é comum em mulheres em idade reprodutiva e pode afetar até 37% das mulheres com endometriose, além de ser considerada uma das formas mais graves da doença, uma vez que pode resultar em sintomas intensos como constipação, dor durante as evacuações, dor abdominal e sangramento retal.

Na maioria dos casos, essa condição não apresenta sintomas e quando ocorre, podem ser facilmente confundidos com outras doenças gastrointestinais, o que pode dificultar o diagnóstico. Por isso, é importante procurar um médico se a mulher apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente se tiver histórico familiar de endometriose.

Para o diagnóstico da endometriose no intestino, os métodos de imagem mais comuns são a ultrassonografia endoscópica transretal, ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética. Esses exames ajudam a identificar as lesões no intestino.

A partir da confirmação do diagnóstico, o profissional pode decidir a melhor forma de tratamento para cada caso, ajudando a controlar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

Cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o tratamento cirúrgico da endometriose intestinal é recomendado quando há sinais e sintomas de obstrução intestinal, quando os sintomas de dor são graves e não respondem aos tratamentos hormonais, nos quadros de infertilidade ou até mesmo quando as lesões continuam crescendo mesmo com o bloqueio hormonal.

As complicações, embora raras, precisam ser conhecidas por aquelas que vão passar por esse tipo de procedimento:

  • sangramento excessivo durante ou após a cirurgia;
  • infecção pós-operatória;
  • lesão de órgãos vizinhos durante a cirurgia;
  • retenção urinária;
  • risco anestésico, especialmente em pacientes com doenças clínicas pré-existentes.

Por esse motivo, a decisão final sobre a cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino deve ser cuidadosamente avaliada, considerando o quadro clínico da paciente, sua idade, desejo reprodutivo e as características das lesões.

É uma cirurgia que precisa ser realizada por um cirurgião experiente nesse tipo de procedimento e o planejamento deve levar em consideração o tamanho e o número de lesões, assim como a camada mais afetada da parede intestinal, a extensão da alça intestinal afetada e a distância entre a lesão e a borda anal.

Como a cirurgia é feita?

A cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino é um procedimento complexo, por isso, deve ser realizado por um cirurgião especializado nesse tipo de intervenção. A cirurgia é realizada com a paciente sob anestesia geral, podendo ser feita por laparoscopia ou cirurgia aberta, dependendo da extensão e localização das lesões.

Durante a cirurgia,  as lesões serão cuidadosamente identificadas e removidas, com a parte do intestino comprometida pela doença, se necessário.

Após a retirada da lesão, a parte do intestino restante será cuidadosamente reconstruída, com o objetivo de manter a continuidade intestinal.

Feito a cirurgia, a paciente ficará hospitalizada por alguns dias e será monitorada quanto à recuperação da função intestinal e outros possíveis sinais de complicações. O tempo de recuperação pode variar, dependendo da extensão da cirurgia e do quadro clínico individual da paciente. No geral, o médico irá fornecer orientações específicas para a recuperação pós-operatória.

Portanto, se você sofre com endometriose intestinal e está considerando a cirurgia de endometriose com retirada de parte do intestino, procure um profissional especializado, como o Dr. Alexander Kopelman, e saiba se o procedimento é indicado para o seu caso.

O Dr. Alexander Kopelman, ginecologista especialista em endometriose e Reprodução Humana, é experiente e altamente qualificado. Entre em contato e marque sua avaliação em São Paulo (SP)!

Quer acompanhar mais artigos como esse? Então acesse o blog e fique por dentro de todos os conteúdos.

Ginecologista especialista em Endometriose e Reprodução Humana, formado pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Adjunto do departamento de Ginecologia da UNIFESP.

Veja também

Tenho endometriose no ovário: o que fazer?

A endometriose no ovário é uma manifestação específica da endometriose, condição ginecológica complexa que afeta milhões de mulheres em…
19 de julho de 2023

A endometriose é grave? Tire suas dúvidas

Por ser uma condição que afeta milhões de mulheres no mundo todo, muitas se perguntam se a endometriose pode…
7 de junho de 2023

Endometriose na bexiga: conheça os tratamentos

Caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial se desenvolvendo na parede da bexiga, a endometriose na bexiga é uma das…
2 de junho de 2023